Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de junho de 2011

Alpinistas retiram oito toneladas de lixo do Everest:

Com a intenção de preservar a maior das montanha do planeta, um grupo de alpinistas realizou a primeira expedição de limpeza do Everest, que conseguiu retirar 8 toneladas de lixo do local.
Os membros da iniciativa “Salve o Everest” subiram 8.700 metros dos 8.848 do Everest entre os dias 22 de abril e 28 de maio e recolheram resíduos que, em sua maioria, foram levados para Katmandu.

O governo nepalês aprovou em 1996 uma norma permitindo o depósito de lixo incinerável no povoado de Namche Bazaar, próximo à montanha, onde está instalado o Comitê de Controle de Poluição de Sagarmatha, órgão encarregado de queimar os resíduos.
De aspecto imaculado, o Everest esconde lixo que vai desde cilindros de oxigênio a bujões de combustível passando por latas e todo tipo de baterias, cordas e papéis. Em 2010, a missão “Eco Everest” chegou a recolher os restos de um helicóptero de uma expedição italiana de 1973.
De fato, a maioria dos resíduos encontrados na montanha data de antes de 1996, quando entrou em vigor a regulamentação que obriga os esportistas a retornarem com todo o lixo que reunirem e impõe punições para quem descumpri-la.
( 09/06/2011 )


( Fonte -> http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/06/09/70970-alpinistas-retiram-oito-toneladas-de-lixo-do-everest.html )

Nenhum comentário:

Postar um comentário